terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Olá amigas!
Um pouco sumida, mas cheias de novidades.
Já estou trabalhando com Educação Infantil, semana passada ajudei na colônia de férias, foi bom, porque conheci melhor a rotina da escola e os alunos.
Essa semana estou conhecendo minha nova turminha, aluninhos de 4 e 5 anos (amei eles).
Bom, quero contar como foi meu primeiro dia de aula:

Preparei com antecedência, tarjetas com os nomes das crianças, então distruibui elas nas mesinhas, e conforme as crianças iam chegando, pedia para que elas procurassem a tarjeta com o seu nome.
Meu objetivo foi saber o conhecimento que as crianças tinham em relação ao nome, se o reconheciam e se conheciam todas as letras do alfabeto.
O resultado não podia ser melhor, alguns não tiveram dificuldade em achar o próprio nome, já algumas só reconheciam a primeira letra do nome e somente uma criança não conseguiu achar o nome dela.
Com base nesses dados, estou trabalhando o alfabeto, pois as crianças que acharam o nome,reconhecem as letras, mas nem todas as letras sabem ou trocam o nome da letra.
Vou postar algumas atividades que fiz com eles essa semana, espero que possa ser útil para alguém.
beijos!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

ORGANIZANDO A SALA DE AULA


ARRUMAR A SALA COM CANTINHOS PARA:
1 - Brinquedos - De vários tamanhos (prateleira)
2 - Fantoches - Feitos de sucata
3 - Caixas encapadas com rótulos para guardar: botões, embalagens, rótulos, revistas usadas, argila, massinha, tampinhas, etc.
4 - Encapar garrafas plásticas cortadas ao meio para lápis (separá-los por cor), tesouras, pincéis atômicos e de pêlo, etc.
5 - Colocar babado de crepom para delimitar o mural para expor os trabalhinhos.
6 - Fazer varal para colocar o alfabeto móvel e numerias.
Mãos a obra.
beijos!

domingo, 13 de janeiro de 2008

HISTÓRIA CONTADA

HISTÓRIA CONTADA:
Contar histórias é uma atividade de grande valor educativo.
Através do conto, a criança desenvolve a imaginação, enriquece seus conhecimentos, constrói idéias e vive momentos de grande magia.
Para este momento, procure um ambiente arejado, silencioso. Procure ao contar histórias soltar a imaginação, com expressões fisionômicas, gestos e falas.

ALGUMAS DICAS:
1- Apresente o livro: Explore a capa, o título, o autor, o desenhista, etc.
2- Você pode contar a história sem ler usando suas próprias palavras.
3- Deixe que a criança participe da história.
4- Durante a história faça perguntas para que a criança participe e viva bem esse momento.
5- Se possível, conte a história mostrando fantoches feitos de sucatas (personagens da história).
6- Ofereça aos alunos condições para que criem o cenário da história, utilizando diversos materiais como galhos secos, papel, retalhos, etc.
7- Permita que as crianças dramatizem a história.

(Alfabetização sem segredos)

CAIXAS SURPRESAS





Estas caixas, fiz a pedido de minha coordenadora, são caixas de sapato, pintei com tinta para artesanato, forrei com feltro, e fiz a decoração com retalhos de tecidos, lãs e feltro.

Elas serão utilizadas como caixas supresas:

CAIXA SURPRESA:

O trabalho com a "Caixa Surpresa", na "Hora de novidades", é um riquíssimo recurso para o desenvolvimento da linguagem oral.

Como trabalhar com a "Caixa Surpresa"

- Oferecer ao aluno uma bela caixa enfeitada para levar para casa e colocar dentro dela um objeto, animalzinho, brinquedo, etc.

- A criança retornará com a caixa fechada e todos tentarão adivinhar o que está na caixa

- Se a professora achar difícil contar com a colaboração dos alunos, poderá ela mesma providenciar alguma coisa para colocar na caixa.

Obs: Durante a exploração da situação, fazer perguntas abordando tudo o que está sendo trabalhado.

As atividades dessa área tem como objetivo levar as crianças a interpretarem o que ouvem, responderem de maneira lógica ao que lhes é perguntado e desenvolverem o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliarem seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade crítica, contribuindo para o bom êxito da a prendizagem.

(Fonte: Alfabetização sem segredos 2º período Atividades para crianças de 5 a 6 anos )

CAPA DO LIVRO DOS DEDOCHES


RAPUNZEL


CHAPEUZINHO VERMELHO


CACHINHOS DOURADOS




OS TRÊS PORQUINHOS


HISTÓRIA DA CINDERELA


domingo, 6 de janeiro de 2008

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

UM FELIZ ANO NOVO PARA TODAS VOCÊS!
AMEI CONHECER CADA UMA.
ESPERO QUE EM 2008 POSSAMOS TORNAR MAIS FORTE OS LAÇOS QUE NOS UNE, QUE É O AMOR PELA PROFISSÃO QUE ESCOLHEMOS.
BEIJOS...

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

PRESENTES DE MINHA MÃE!

Ganhei estes livros de minha mãe, para aumentar minha biblioteca particular de livros paradidáticos.
Amei os presentes!!!



domingo, 23 de dezembro de 2007

CANÇÕES NATALINAS

JINGLE BELLS
Hoje a noite é bela, juntos eu e ela
Vamos a capela, felizes a rezar
Ao soar o sino, sino pequenino
Vem o Deus Menino nos abençoar
Bate o sino pequenino, sino de Belém
Já nasceu o Deus menino para o nosso bem
È Natal, é Natal, sininhos de luz
Repicai, badalai que nasceu Jesus
Paz na Terra pede o sino alegre a cantar
Abençoe, Deus Menino sempre o nosso lar
BOM NATAL
Quero ver você não chorar, não olhar pra trás, nem se arrepender do quer faz
Quero ver o amor vencer, mas se a dor nascer, você resistir e sorrir
Se você pode ser assim, tão enorme assim, eu vou crer...
Que o Natal existe, que ninguém é triste, que no mundo há sempre amor
Bom Natal, um Feliz Natal, muito amor e paz, pra você
Pra você...
NOITE FELIZ
Noite feliz! Noite feliz!
Ó Senhor, Deus de amor,
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus
Noite feliz, noite feliz
ò Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3-16
Que possamos lembrar do principal objetivo do Natal, que é reconhecermos o amor de Deus para conosco e agradecê-Lo por tão grande amor.
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE ESPERANÇAS!!!
beijos!!!!