domingo, 30 de março de 2008

PROJETO DE LEITURA


Este é o projeto de leitura que estou realizando com os alunos de minha sala de jardim II.
Meu objetivo é que as crianças tenham prazer em ler, desenvolva autonomia e o senso crítico.
Escolhi um dia da semana, a sexta-feira, pois neste dia não tem tarefa de casa, e os pais tem o final de semana para lerem as histórias para os filhos.
A criança é quem o escolhe o livrinho que quer levar para casa, junto com a bolsinha, fiz uma fichinha para ser preenchida pelos pais, com o nome do livro, autor e a opinião da criança, se gostou ou não da leitura.
Meus alunos estão gostando bastante e os pais também.
beijos!

45 comentários:

Greice Amorim disse...

Olá, nossa que lindas!
Parabéns pelo capricho e pelo belíssimo blog.
Beijos
Greice

Anônimo disse...

Silvia, adorei essa idéia de fazer uma porta livrinhos com uma fichinha de leitura. Dou aulas pra turma de alfabetização e estava procurando alguma idéia nova pra fazer com que meus alunos gsotassem de levar os livrinhos pra casa. Com essa idéia, os pais tbm terão responsabilidade em devolver os livrinhos inteiros.
Vc está de parabéns. bjs

Ciara Gomes disse...

Olá, adorei sua idéias!
Também sou pedagoga e achei no seu cantinho ótimas idéias.

Anônimo disse...

Adorei esta idéia!!!!!!!!
Este ano estou trabalhando com jardim II e com minha inexperiencia busco tudo que possa agradar os meus Fofos!!!Amo contar estórias !!!!
Continue partilhando idéias legais!!!
Beijos
Ester

o cantinho da catharyna disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Na escola onde trabalho temos um Projeto parecido são os "bonecos contadores de história".
As crianças realmente adoram levá-los para casa para que os pais contem a história.
Adorei seu blog, estou add aos meus favorito.
www.camilagenaro.blogspot.com
Passa lá!
beijocas

one disse...

Gostei muito do seu projeto de leitura! Parabéns pela criatividade.

BIANCA, minha vida!!! disse...

Adorei a idéia!!!! Vou começar a trabalha r numa escola agora e tenho certeza que vai ficar marcado minha passagem por com esta fabulosa descoberta!!!! Obrigada e continue criando pra ajudar a quem precisa.....

BIANCA, minha vida!!! disse...

otima ideia...é o que eu precisava!!!!

Anônimo disse...

Adorei esta idéia, parabéns!

Blog da Ana disse...

Silvia, amei essa idéia de incentivo à leitura. Aqui na minha escola, ao voltarmos fas férias iremos trabalhar com o projeto "Contos de Fadas"... e essa sua idéia foi um achado.
Já vou logo começar a preparar a fichinha para meus aluninhos (1º ano) e vou repassá-la às minhas colegas de trabalho.
Bjs PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO

Anônimo disse...

Olá, Silvia!
Sou professora da 2ª série da rede municipal. Amei sua criatividade e que você possa sempre ter novas idéias brilhantes.
Abraços, Rita de Fátima.

Anônimo disse...

olá Sílvia, sou acadêmica do curso de pedagogia e estava à procura de um projeto de leitura adorei sua idéia. Parabéns!

maria candida disse...

Gostei muito do seu projeto com os pequenos de incentivo a leitura.Maria Candida.

Anônimo disse...

Olá, Silvia!
Parabéns, adorei a idéia, pois eu também sou professora de arte e português, além de preocupada com o aprendizado das crianças. Gostaria de saber se depois que as suas crianças retornam com as fichas preenchidas você faz algum comentário em sala de aula ou atividade relacionada.

Unknown disse...

olá, gostei muito das postagens do seu blog a algum tempo estou com vontade de fazer um pequeno projeto de leitura desses que os alunos levam p casa. gostaria de ter mais informações de como isso é passado p o pais etc... se tiver como me mndar algumas coisas meu emil é nataliafacinter@gmail.com desde agradeço natália

Anônimo disse...

Olá, nossa que trabalho! Gostaria de receber sugestões de como trabalhar a leitura com toda educação básica pelo endereço mariaedhe@hotmail.com

Unknown disse...

Adorei o seu blog,isso contribuiu muito para o trabalho com os meus queridos alunos.Valeu Bjs
Patricia Santana

Ademario Ribeiro disse...

Parabéns pela sensibilidade e cuidado com o trabalho que fazes e que o fazes por amor. Gostaria de te ofercer via e-mail a Poética Poranduba de minha autoria. Ela é um disparador poético-pedagógico para minhas intervenções em tribos/quilombos/escolas/universidades e afins.

Se se interessar pode manifestar neste e-mail de conta Google ou ademarioribeiro@hotmail.com

Abraço!!!

Ademario Ribeiro

Izaias disse...

Silvia,parabens é de educadores assim que nossascrianças necesitam. Beijussss!!!

Preciosas Leituras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabens pelo blog. Muita contribuição está sendo dividido com outros profissionais. Bjs.
http://proflindinalvaalmeida.blogspot.com/

ROBERTA disse...

Achei interessante a ideia da bolsinha, que por sinal, é muito fofa

Edineth Moreira disse...

Parabéns, belíssimo projeto, estou cursando Pedagogia, adoro lê e gostaria de formar leitores na minha atuação em sala de aula, com certeza vou fazer uso de suas idéias.

Unknown disse...

Adorei!É descobrindo educadoras como você que acredito cada vez mais na educação.Sou pedagoga e professora do segundo ano do Ensino Fundamental e procurando idéias novas,encontrei o porta livro,genial.Parabéns!

Anônimo disse...

Adorei vou usar essa idéia em um projeto no meu curso de formaçao de professores.Beijusssssssss

Dalva disse...

Adorei seu blog tem ajudado muito em minhas pesquisas. Parabéns

Anônimo disse...

Oi, sou estudante de pedagogia e gostei muito do seu blog e até tirei algumas ideias pra um trabalho de leitura que tenho que apresentar. obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

Unknown disse...

Gostei da sua ideia,foi muito criatividade mesmo!!!

Anônimo disse...

Olá Silvia!
Sou Bibliotecária de uma escola e desenvolvemos a seis anos um projeto de leitura na biblioteca muito parecido com o seu. Ele é desenvolvido com todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental ( 1ª à 5ª série) O nosso projeto também acontece todas as sextas-feiras, temos uma fichinha bem simples que avalia a compreensão da criança. Sugerimos também nesse projeto que a leitura seja feita por um adulto, em momento reservado para este fim, tornando o momento rico de aproximação criança/família, sem enfoque de obrigação, mas de prazer.
Às segundas-feiras, a bibliotecária faz o recolhimento do livro e das fichinhas em sala de aula e no final do ano montamos um livrinho com todas as fichinhas de cada criança.
Esse projeto é muito bem aceito pelas crianças e pelas famílias.

Jaqueline _ Fortaleza - Ce

"grazy" disse...

oi...amei o seu projeto de leitura vou tirar algumas sugestões das suas ideias,adorei seu cantinho se puder venha visitar o meu...bjus
http://cantinhodaalegria-tiagrazy.blogspot.com/

Kelly Morais disse...

Parabéns!!Ótima iniciativa!!

Anônimo disse...

Parabéns, seu projeto está muito legal.

Anônimo disse...

gostaria de receber informações a respeito de projetjos de leitura, pois estou querendo implantar na escola ,projetos que incluam do pré a 2º grau.obrigada

Anônimo disse...

Achei otima a ideia vou procurar fazer com meus alunos beijos

Hevania disse...

Silvia parabéns pela idéia brilhante de como despertar na criança gosto pela leitura.

Anônimo disse...

Olá!
Sou Elza Costa Monteiro e adorei a idéia da bolsinha, trabalho com o Programa SIGA de MT e também incentivamos as crianças a levarem os livrinhos para casa.
Meu blog é : alfabetizandocomelza.blogspot.com

Professora Lúcia disse...

Oi sou a Professora Lúcia e adoro realizar projetos de leitura,
Parabéns pela iniciativa.

@FCO_nxbdums disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou pedagoga e trabalho nas séries iniciais do ensino fundamental, adorei a ideia do porta livrinhos, pois o incentivo a leitura é de fundamental importância na vida do ser humano. PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

OLÁ, SOU PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AMEI SUA IDÉIA.. PARABÉNS. DELVÂNIA ALENCAR ROCHA DE IMPERATRIZ MA.

MARIA disse...

ADOREI SUA IDEIA FOI MARAVILHOSA.

Edileuza disse...

Gostei do seu projeto, e as bolsinhas são um incentivo a mais. Parabéns.

Imóveis à venda disse...

Conheça o melhor site para anunciar ou encontrar o imóvel que você procura!Acesse www.IMOVEISAVENDA.net e saiba mais!!!

Anônimo disse...

adorei seu projeto,e as bolsinhas são fofas,é muito bom ter profissionais que ajudam a criança de hoje a criar o hábito da leitura,muito bom mesmo,parabéns