sexta-feira, 30 de novembro de 2007

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA


"...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção". Paulo Freire

Este livro eu indico!

LIVRINHO DOS NÚMEROS EM FELTRO


Este livrinho eu fiz em feltro.
Os números são em E.V.A., fixados com velcro, assim a criança poderá colocar os números as suas respectivas quantidades.
Espero que tenham gostado.
beijos!!





CADA CONTO...UM CONTO...

Essa atividade é feita em tela com decoupage de figuras.
Divide-se a tela em vários quadrinhos, pinta-se com tinta acrílica e depois cola-se as figuras.
Pedir para as crianças inventar histórias a partir das figuras, você verá que cada um contará a história de uma maneira.
Você pode estar utilizando outros materiais, no lugar da tela, cartolina, papelão eu até mesmo folhas A4, e figuras de revistas.
bjs

terça-feira, 27 de novembro de 2007

ENFEITES PARA ÁRVORE DE NATAL EM FELTRO




Fizemos enfeites em feltro para colocar na árvore de natal, está sendo uma
das minhas últimas aulas desse ano.
OBS: Estes enfeites foram feitos por minha filha FERNANDA.

domingo, 25 de novembro de 2007

LIVRO DOS NÚMEROS


Fiz este livro dos números em E.V.A.
O meu objetivo é que as crianças associem os números as suas quantidades.
Procurei usar somente animais nas figuras, e assim poder trabalhar também as espécies de animais.
Podemos contar ou pedir para que as crianças contem história a partir das figuras.
Enfim usando a criatividade e conforme a necessidade dos alunos, com um simples livro dá para fazer várias atividades.
beijos!





segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Pintura em tela com tinta acrílica




Minhas alunas gostam muito desse tipo de atividade.

Minhas aulas de trabalhos manuais...



" Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda". (Paulo Freire)

domingo, 18 de novembro de 2007

Obrigada pelo carinho e pelos recadinhos.
beijos!!!

Passeando pela net encontrei esse site www.katiachedid.com.br, é tudo de bom, vale a pena conferir.

domingo, 11 de novembro de 2007

Cantiga

Eram nove irmãs numa casa
uma foi comprar biscoito
deu tangolomango nela
e das nove ficaram oito.

Eram oito irmãs numa casa
uma foi mascar chiclete
deu tangolomango nela
e das oito ficaram sete.

Eram sete irmãs numa casa
uma foi estudar inglês
deu tangolomango nela
e das sete ficaram seis.

Eram seis irmãs numa casa
uma foi comprar brinco
deu tangolomango nela
e das seis ficaram cinco.

Eram cinco irmãs numa casa
uma foi pintar um quadro
deu tangolomango nela
e das cinco ficaram quatro.

Eram quatro irmãs numa casa
uma foi jogar xadrez
deu tangolomango nela
e das quatro ficaram três.

Eram três irmãs numa casa
uma foi andar pelas ruas
deu tangolomango nela
e das três ficaram duas.

Eram duas irmãs numa casa
uma não fez coisa alguma
deu tangolomango nela
e das duas ficou só uma.

Era uma irmã numa casa
ela foi fazer feijão
deu tangolomango nela
e acabou-se a geração!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

" A artimética não vem de livros, nem de explicações do professor, mas de cada pensamento das crianças, à medida que aritmetizam logicamente a realidade" .(Constance Kamii)

Aprender os números é mais que contar, a proposta de trabalho com a matemática deve buscar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também relativas a geometria, a estatística, de modo a desenvolver na criança uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.

O mais importante na matemática é o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e da autonomia da criança.

O pensamento lógico-matemático é fruto de construções internas que se dão na mente de cada um, e não tem como serem treinados ou transmitidos.

Consciência espacial é a gênese do trabalho matemático.

Para se colocar conhecimentos matemáticos em ação na Educação Infantil, deve se respeitar o que as crianças sabem e assim colocar esses conhecimentos em ação.
As crianças devem ser estimuladas a estabelecer relações.
A criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexixidade de situações da sociedade.

O número é uma construção da mente humana. É abstração a partir do objeto físico, mas não é propriedade deste objeto, faz parte do universo das relações.

Para que o ser humano se relacione bem com a matemática, é necessário que faça todas as relações possíveis entre os objetos: é igual, é diferente, é maior, é menor etc.

É importante que o professor leve a criança a construir todas as relações possíveis entre os objetos nas construções do seu próprio brincar: agrupar objetos por semelhança, fazer classificações simples e em série, comparar tamanhos: maior, menor, igual etc.

Este é um resumo que faz parte de www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/ vale a pena ler o artigo na íntegra.

UM CONTO QUE CONTA...






NÚMEROS DECORADOS


domingo, 4 de novembro de 2007

CARTÕES...

Cartões feitos com papel e detalhes em feltro.

JOGO DA MEMÓRIA

Fiz este joguinho da memória aproveitando as figuras que vieram na revista Educação Infantil, colei-as no E.V.A.
Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. (Paulo Freire)

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

PRECISANDO DE FÉRIAS...


Essa tirinha faz parte da revista Educação infantil nº 20, não consigo mais ficar sem comprar essa revista, é ótima.
bjs

PINTURA COM OS DEDINHOS



MENSAGEM PARA VOCÊS ...

"NÃO TEMAS , Ó TERRA: REGOZIJA-TE E ALEGRA-TE; PORQUE O SENHOR FEZ GRANDES COISAS".
Joel 2-21

ATIVIDADE EM FELTRO