Essa atividade é feita em tela com decoupage de figuras. Divide-se a tela em vários quadrinhos, pinta-se com tinta acrílica e depois cola-se as figuras. Pedir para as crianças inventar histórias a partir das figuras, você verá que cada um contará a história de uma maneira. Você pode estar utilizando outros materiais, no lugar da tela, cartolina, papelão eu até mesmo folhas A4, e figuras de revistas. bjs
Fizemos enfeites em feltro para colocar na árvore de natal, está sendo uma das minhas últimas aulas desse ano. OBS: Estes enfeites foram feitos por minha filha FERNANDA.
Eram nove irmãs numa casa uma foi comprar biscoito deu tangolomango nela e das nove ficaram oito. Eram oito irmãs numa casa uma foi mascar chiclete deu tangolomango nela e das oito ficaram sete. Eram sete irmãs numa casa uma foi estudar inglês deu tangolomango nela e das sete ficaram seis. Eram seis irmãs numa casa uma foi comprar brinco deu tangolomango nela e das seis ficaram cinco. Eram cinco irmãs numa casa uma foi pintar um quadro deu tangolomango nela e das cinco ficaram quatro. Eram quatro irmãs numa casa uma foi jogar xadrez deu tangolomango nela e das quatro ficaram três. Eram três irmãs numa casa uma foi andar pelas ruas deu tangolomango nela e das três ficaram duas. Eram duas irmãs numa casa uma não fez coisa alguma deu tangolomango nela e das duas ficou só uma. Era uma irmã numa casa ela foi fazer feijão deu tangolomango nela e acabou-se a geração!
" A artimética não vem de livros, nem de explicações do professor, mas de cada pensamento das crianças, à medida que aritmetizam logicamente a realidade" .(Constance Kamii)
Aprender os números é mais que contar, a proposta de trabalho com a matemática deve buscar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também relativas a geometria, a estatística, de modo a desenvolver na criança uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.
O mais importante na matemática é o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e da autonomia da criança.
O pensamento lógico-matemático é fruto de construções internas que se dão na mente de cada um, e não tem como serem treinados ou transmitidos.
Consciência espacial é a gênese do trabalho matemático.
Para se colocar conhecimentos matemáticos em ação na Educação Infantil, deve se respeitar o que as crianças sabem e assim colocar esses conhecimentos em ação. As crianças devem ser estimuladas a estabelecer relações. A criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexixidade de situações da sociedade.
O número é uma construção da mente humana. É abstração a partir do objeto físico, mas não é propriedade deste objeto, faz parte do universo das relações.
Para que o ser humano se relacione bem com a matemática, é necessário que faça todas as relações possíveis entre os objetos: é igual, é diferente, é maior, é menor etc.
É importante que o professor leve a criança a construir todas as relações possíveis entre os objetos nas construções do seu próprio brincar: agrupar objetos por semelhança, fazer classificações simples e em série, comparar tamanhos: maior, menor, igual etc.
Sou formada em Pedagogia e Normal Superior (Educação Infantil).
Atualmente sou professora de Trabalhos Manuais e Arte.
Amo o que faço e gostaria de dividir com vocês alguns de meus trabalhos.